quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A história e a vivência refletida no nome...

Um residente na rua da Formiga que cresceu brincando no local onde hoje ficará implementado o parque, submeteu os seguintes nomes:

Parque “Sustentação dos Inversos” - Como local de futuro e profundo usufruto da vida, será por isso um parque de eternos inversos, tendo em conta que ficará junto ao antigo matadouro municipal, onde a vida de uns (animais) era finada para a sustentação da vida de outros (homem). Tornar-se-á assim, uma espécie de tributo à sustentabilidade ambiental a que o concelho de Santo Tirso se tem convertido nos últimos anos, com grande êxito, realçando que o fim do lado industrial de um local não significa, necessariamente o seu fim, mas antes, um novo começo!


"Parque "Encostas D’Assunção" – Este parque localiza-se no início da conhecida “estrada da Assunção”, este nome daria para criar uma ligação entre a cidade e o Monte Nossa Senhora Assunção, pelo que poderá tornar-se assim este parque, um elo de ligação entre as gentes que lá possam vir a conviver e aquelas que de longe vêm visitar Santo Tirso por motivos religiosos e de observação de belas paisagens da cidade e arredores.

Parque "Sol d’Ouro" - Pela sua localização, lado nascente da cidade, a cidade de Santo Tirso tem o seu potencial de crescimento para este local, inclusive em termos económicos, exemplo disso é o callcenter PT que fica no extremo sul do parque, o ouro remete para a ideia da riqueza em potencial. Para além disso os raios do sol quer quando nasce, querem quando se põe, neste local parecem de cor de ouro. Como se localiza na freguesia Santo Tirso, e esta tem na sua simbologia o sol em ouro, representativo dos seus beneméritos, parece justo a aplicação deste nome.

Parque "Cheiros Varzielas"- Numa altura em que se fala tanto de reativar o potencial de setores como a agricultura, é curioso como o nosso concelho consegue dar à cidade um cheirinho do sabor do campo (junto à quinta da Varziela, o terreno da implementação do parque já pertenceu a uma quinta do lado esquerdo da estrada da assunção, sendo que era fabricado por gentes de nome Varzielas), é uma homenagem ás gentes que chegaram a labutar naquele local para ganhar o pão de seu sustento.

Parque “Vida ao Matadouro”- Uma homenagem às vidas perecidas (animais mortos no antigo matadouro) a favor da sobrevivência de outros (os humanos que deles se alimentaram). Depois de pronto este parque tornar-se-á numa homenagem à própria vida!..."