quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Primeira visita à obra do parque muito participada

A Câmara Municipal organizou, na passada terça-feira, dia 18 de dezembro, a primeira visita à obra do Parque do Vale do Ribeiro do Matadouro. Este foi o momento escolhido pelo município para “apresentar” o espaço, que começa agora a ganhar corpo, aos Amigos do Parque. A Rede de Amigos do Parque foi criada em dezembro de 2011, no fórum da Agenda 21 Local, e conta já com uma série de amigos em nome individual e coletivo. A Câmara tem como objetivo aumento o número de amigos da rede, estreitando assim a ligação entre o parque e a cidade. 

Esta visita acontece no âmbito da operação “Inventar a Cidade”, que integra outras intervenções na cidade de Santo Tirso, designadamente a requalificação da Praça General Humberto Delgado.

A receção dos participantes ficou a cargo da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng.ª Ana Maria, que congratulou os presentes por não terem desistido da visita, apesar da chuva.


De seguida, coube à equipa técnica, liderada pela Universidade Católica, conduzir a apresentação do concurso “dar um nome ao parque”. O objetivo do concurso é envolver a comunidade na escolha do nome do parque urbano do Vale da Ribeira do Matadouro, sugerindo uma designação que espelhe a história e/ ou a localização do parque. Para participar no concurso, cada concorrente deve preencher o formulário eletrónico existente no blogue (inventaracidadeparque.blogspot.com) ou o formulário em papel disponível nos edifícios públicos municipais. Os nomes propostos serão posteriormente alvo de votação popular.

Os presentes foram desde logo convidados a participar no concurso, tendo sido distribuído o regulamento do concurso e o respetivo formulário de participação.

No que se refere à visita à obra, foi explicado pelo diretor de obra o estado da mesma. As infraestruturas de águas pluviais e abastecimento de água estão concluídas. Está também concluída a intervenção no estrato arbóreo do parque, tendo-se procedido à remoção de algumas infestantes e ao tratamento de algumas árvores, nomeadamente através do recurso a cirurgia de árvores. Os percursos pedonais, percursos em compósito de madeira, sobrelevados, estão a ser executados, sendo já possível ter uma ideia de como irão ficar. Foi também possível perceber como irá ficar a Praça junto à entrada principal do Parque (junto à PT) e o anfiteatro que lhe está subjacente.

A visita terminou já junto à Câmara Municipal, o que permitiu perceber o enquadramento do Parque na cidade.

Participe neste processo de construção do Parque. Informe-se na Câmara Municipal ou através do nosso blogue.


Santo Tirso, 2012-12-18

A Divisão de Comunicação