quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fórum sobre o Parque Urbano muito participado

A Câmara Municipal organizou, no passado sábado, dia 17 de dezembro, mais um Fórum da Agenda 21 Local, cujo tema foi a mais recente obra lançada pelo município, o Parque Urbano do Vale do Ribeiro do Matadouro.



Castro Fernandes abriu o Fórum, enquadrando o parque urbano no novo projeto de cidade que se vem desenhando para Santo Tirso. Relembrou as obras da PRU das Margens do Ave (das quais se destacam a nave cultural e industrial da Fábrica do Teles e o percurso pedonal e ciclável das margens do Ave) e as do “Inventar a Cidade”, cuja primeira fase, que corresponde à requalificação da Praça General Humberto Delgado, está em fase de conclusão, iniciando-se agora a segunda fase com a construção do Parque Urbano do Vale do Robeiro do Matadouro.

De seguida, Gilberto Pereira, coordenador da equipa projetista vencedora do Europan 9 (concurso internacional de arquitetura), apresentou o projeto do Parque. Com uma área de 1,5ha, que se estende desde a carpintaria municipal e a Rua da Ponte de Frádegas até ao edifício da PT, este projeto pretende requalificar ambientalmente uma área abandonada e reestruturar uma composição vegetal estratificada. Pretende ainda promover a criação de novos nichos ecológicos e o aumento da diversidade.

Conceição Almeida, do Centro de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, apresentou as ações imateriais da 2ª fase do “Inventar a Cidade”, que pretendem dinamizar o parque, e que são:

1) Encontros na natureza – pretende formar educadores disseminadores de conteúdos e promotores de iniciativas no parque;
2) Roteiro da Paisagem Urbana – tem como objetivo criar um roteiro de iniciativas com ponto de partida e de chegada no parque e a criação de uma mapa virtual com espaços verdes e locais de interesse;
3) Adoção de espaços públicos – através da criação de uma rede de amigos do parque e do concurso “dar um nome ao parque”.

Considerando que o trabalho desenvolvido pelas instituições e cidadãos do concelho são uma base fundamental para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade, entrou-se de seguida nos trabalhos de grupo, onde se pediu a cada um dos presentes uma ideia para o parque. Posteriormente, essa ideia foi apresentada ao grupo, que votou na melhor ideia para descrever e apresentar na sessão plenária.

Deste fórum saíram várias ideias, que serão agora trabalhadas.

O empenhamento da população é importante. Falamos de um processo dinâmico da cidade para todos e de todos para a cidade.

Participe. Informe-se na Câmara Municipal.

Consulte o sítio: www.inventaracidade.com
Santo Tirso, 2011-12-20
[A Divisão de Comunicação]